Quem ganha a vida nas estradas não pode deixar de cuidar regularmente de seu caminhão. E, como muitos devem saber, a manutenção de caminhões é bastante complexa, pois, ao contrário de um veículo de passeio, o veículo de carga apresenta inúmeros componentes que diferentemente da mecânica de caminhões é bem mais complexa.
Dificuldades também surgem pela necessidade de utilizar regularmente o veículo, afinal, alguns dias de manutenção significam perder fretes que, ao final do mês, têm um impacto significativo em seu rendimento.
Ao mesmo tempo, ignorar a importância de manter mecânica de caminhão em perfeitas condições não é uma opção. Isso porque rodar até o comprometimento de algum componente importante do motor ou da fuselagem representa um prejuízo ainda maior do que um ou dois dias de manutenção.
Manutenção que também tem tudo a ver com segurança. Não podemos esquecer que boa parte dos acidentes poderiam ser evitados caso à parte da mecânica de caminhões estivesse com a manutenção em dia.
Mesmo com um caminhão novo, rodar por vários meses sem parar para conferir como anda o motor, a suspensão, os freios e demais componentes é extremamente prejudicial. Não tem mecânica de caminhão que aguente ser tão exigida e dar uma resposta constante em termos de desempenho.
Por isso, as paradas para revisão são mais do que necessárias para deixar tudo funcionando perfeitamente para não ter surpresas pela estrada. Não se esqueça que se o caminhão estragar, os custos com reboque, reparo e aquisição de novas peças será muito mais elevado do que manter a manutenção em dia.
Também é importante lembrar que, caso ocorra algum problema, você deverá desembolsar um valor significativo para cobrir todos os custos advindos desse problema, além de ficar vários dias sem rodar, a depender da gravidade do defeito.
A manutenção, portanto, contribui até mesmo para seu planejamento financeiro, uma vez que você poderá programar com seu mecânico de confiança e arcar com esse custo ao longo de vários meses.
Já falamos bastante da importância de sempre manter a manutenção da parte mecânica de caminhões em dia. Existem 3 principais tipos de manutenção, são elas:
Manutenção corretiva: que se aplica quando o caminhão já apresentou defeito.
Sabemos o quão estressante é chegar num momento como este né? Por isso nós da Astra Diesel prezamos para que este momento seja o menos tenso possível! Traga seu caminhão para a maior rede de oficinas do planeta. Aqui você contará com todo o suporte e atendimento de uma oficina Autorizada Bosch! Clicando ao lado você poderá conferir nosso cadastro no site oficial da Bosch, basta selecionar o estado de São Paulo e a cidade de Guarulhos!
Manutenção preventiva: tem a ver com prevenção você deverá planejar e executar um itinerário de revisões em todos ou quase todos os componentes do veículo.
Manutenção preditiva: refere-se à substituição de peças e componentes dos veículos sempre que eles apresentam algum sinal de falha ou problema no momento da revisão.
1. Troca periódica do óleo do motor
2. Verificação dos fluidos
3. Análise estrutural
4. Análise das superfícies
5. Estudo de vibrações
6. Sistema elétrico
7. Checagem de suspensão e pneus
8. Verificação do sistema de transmissão
9. Conferência do tanque de combustível
10. Cuidados com o baú
11. Refrigeração do motor
Não perca tempo e entre em contato com a nossa equipe de atendimento, tire todas as suas dúvidas e escolha sempre contar com a qualidade e os diferenciais de uma empresa experiente e especializada.